quarta-feira, 26 de março de 2014

Minhas primeiras impressões

Hoje eu vou falar um pouco da primeira sensação que tive quando "parei no meio" na Grafton Street e comecei olhar ao redor e pensei; " é, eu cheguei!". 
Eu sempre tive admiração e curiosidade sobre a Europa justamente por ser tudo tão antigo e conservado, por ser um lugar tão cheio de história presente.  Mas devo confessar que a primeira impressão foi até agora inexplicável, rs... Não sei qual palavra usaria pra definir o que eu senti quando vi aquela arquitetura tão diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil... 
Talvez, a praça da Sé? É... Mas, quem consegue parar pelo menos uma vez por mês no meio da praça da Sé e "pirar na imaginação" de como tudo começou, trabalhando no Morumbi, estudando na Vila Olímpia, e morando em Interlagos? O máximo que a gente faz no final de semana é ir ao parque, ao shopping ou nos bares da Paulista e baladas no Itaim, rs.

Eu não sei até hoje, o porquê de eu não ter estudado história, talvez porque meu lado publicitário falou mais alto com a vontade de criar textos sobre histórias que eu tinha certeza de que eu ainda iria ver com meus próprios olhos. 

Logo quando comecei a ver os monumentos, estátuas e pontos históricos, criei uma lista pra que pudesse estudar e entender o que cada um significava... Ver essas casas antigas, esses prédios antigos, é como voltar no passado, e voltar no passado desta maneira é como entender o motivo de muitas coisas que a gente se pergunta quando está por exemplo na fila do banco... "Como descobriram, como criaram, como inventaram?", seja qual for o objeto ou hábito que você pensou agora... Eu não sei vocês, mas se eu achar alguém pra falar disso, eu "piro", eu "viajo" hahahaha

Enfim, eu não queria fazer muitas comparações sobre os lugares, mas é quase que impossível você chegar na Europa e não se encantar com a beleza rústica desse lugar. Eu lembro que minha primeira comparação foi " São Paulo x Dublin x San Franciso ", cheguei até a pensar em New York também, mas como eu AINDA não a conheço, deixei um pouco de lado qualquer afirmação.
Mas, é como se em São Paulo ou New York você pudesse se imaginar "grande", usando seus ternos e gravatas, vivendo em um ciclo de consumismo, em San Francisco você pudesse se imaginar "livre", numa bicicleta andando na beira da praia, e aqui... Você se sentisse num museu de antigüidades, HAHAHAHAHA.
Mas não, aqui aumenta sua "gana" em ser grande para aprender tudo que você puder sobre a história "do mundo", a gente tem mania de dizer que a Europa é velha, mas eu gosto de compará-la aos seres humanos... Quanto mais tempo, mais anos, quanto mais anos, mais histórias! 
Sem contar que ainda tem aquele lance de que aqui, as estruturas são rigorosamente conservadas, e isso pelo menos pra mim, é SURREAL positivamente falando. 

E o que MAIS me encantou nesse lugar foi com certeza a mistura de povos.
Você acha que em New York você vê de tudo? Venha para a Europa! 
Vale lembrar que os Estados Unidos tem uma certa restrição com vistos, o que impede a entrada de muita gente no país.
Gente, sério...
Parada apenas nessa cidade, eu já vi gente de partes do mundo que eu nem pensava em conhecer um dia. E isso pra mim, é o mais sensacional da minha viagem, já tenho um tópico da minha lista quase que concluído em menos de um mês. 

Sei que ainda é cedo, e que eu vou conhecer outros lugares e que muitas opiniões sobre muitas coisas irão surgir, mas hoje... Este lugar pra mim, representa uma riqueza em história e cultura, e eu ainda continuo afirmando que a melhor coisa que um brasileiro pode fazer da sua vida é estudar fora por um tempo... Não só pelo crescimento pessoal e profissional, mas principalmente cultural, para que um dia possa entrar no Acervo e Museu Monteiro Lobato, e saber distinguir o que fez parte da sua história e poder passar para os seus filhos. 
Falo isso porque minha primeira "surra cultural" aqui, foi ver crianças de 8 a 10 anos super envolvidas na explicação da professora no museu de artes.

Bom galera, é isso aí... 
" a maior riqueza de um homem é o seu conhecimento, isso ninguém consegue tirar de ninguém, é a única riqueza que podemos dividir para somar " 
E eu ainda continuo achando que o dinheiro mais bem gasto na vida de uma pessoa, é o que é gasto com viagens.



Foto tirada no Dublin Discover Ireland Centre Suffolk Street
O mapa é uma meta ;)

Obrigada pelo carinho... Muitas pessoas me mandaram mensagem após o do post de ontem, e eu fiquei emocionada! <3

Beijos, 
Sam










Nenhum comentário:

Postar um comentário